top of page
  • Foto do escritorGabriela Longarezi

UMA NOVA CONCEPÇÃO DE RESTAURANTE NORDESTINO - HALL DE ENTRADA

Para o meu trabalho de conclusão de curso, de Design de Interiores, cursado no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, eu projetei um restaurante nordestino. Desde pequena, frequento a região com os meus pais durante as temporadas de férias e criei um carinho e admiração enormes pelo nordeste. Com a intenção de valorizar todos os aspectos culturais, históricos e naturais e, mostrando que o nordestino não é aquele esteriótipo criado para ele - inferior, analfabeto etc - projetei um restaurante nordestino, que, supostamente, estaria localizado na cidade de Limeira.

O restaurante serviria pratos típicos e, todos os seus elementos de decoração são baseados em aspectos do nordeste, seja nos materiais, na história, no designer, na forma ou nas cores. Cada ambiente do restaurante recebeu um nome de acordo com suas características, associadas a algo nordestino. Na foto acima, pode-se ver o hall de entrada. A parede é revestida de bambus, os degraus da escada são revestidos pelos ladrilhos da artista recifense Joana Lira, o banco Samba, do designer Paulo Alves, misturando a madeira com paisagismo.


As chaises Rippa, do designer Marcus Ferreira, compõem o ambiente fazendo com que a peça transmita leveza e a sensação de o estofado estar preso à terra pelas finas ripas na base. Isso, como releitura no restaurante, representa as casas que são construídas sobre palafitas.



3 visualizações0 comentário
bottom of page